Análise e validação das funcionalidades do Sistema Electrónica de Gestão de Informação Académica
No seguimento de esforços tendentes a incrementar a melhoria da qualidade de ensino e a gestão do sistema educativo em geral, preconizada no Plano Estratégico da Educação, a Direcção Nacional do Ensino Secundário, DINES, sendo um órgão central do Ministério da Educação que tem como domínio o Ensino Secundário, tem entre outras atribuições, a participação na formulação de propostas de políticas e estratégias de desenvolvimento do Ensino Secundário, a monitoria e avaliação do processo de ensino e aprendizagem bem como a promoção da eficácia e qualidade de ensino.
Actualmente, o crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) impõem aos professores e aos técnicos do sistema educativo em geral, o desafio de integrá-las no seu quotidiano. Ao longo dos últimos anos, nas escolas do ensino secundário tem existido o esforço de proporcionar à comunidade educativa a utilização dos TICs na gestão dos processos educativos dai que diferentes escolas utilizam pacotes informáticos a sua gestão quotidiano.
A DINES por verificar que as escolas das diversas províncias do País, utilizam diferentes pacotes informáticos, de diferentes formas; pretende introduzir um modelo único para a sua uniformização. Neste contexto, a DINES em coordenação com a Empresa de Consultoria e Serviços SAN, com a qual assinou um memorando de entendimento, pretende introduzir um Sistema Electrónico de Gestão de Informação Académica, nas Escolas Secundárias ao nível do país.
Para o sucesso deste projecto será importante que outras unidades orgânicas do MINED e outras instituições interessados no processo se envolvam, cada uma a seu nível. Assim sendo a DINES em coordenação com a Empresa de Consultoria e Serviços SAN, com a qual assinou um memorando de entendimento, pretende reunir-se com as escolas que utilizaram o SEGI para o processo das matrículas.
1. Objectivos
1.1.Objectivos Gerais
A reunião tem objectivo fundamental a análise e validação das funcionalidades do Sistema Electrónica de Gestão de Informação Académica;
1.2.Objectivos Específicos
a) Verificar as funcionalidades do sistema;
b) Avaliar a eficácia dos Módulos do Sistema;
c) Assegurar a qualidade das funcionalidades do sistema;
d) Verificar o nível de eficácia do sistema;
e) Avaliar a sustentabilidade do sistema;
f) Validar o sistema
g) Estabelecer bases para a expansão do sistema para outras províncias.
2. Resultados esperados
a) Verificadas as funcionalidades do sistema;
b) Avaliadas a eficácia dos Módulos do Sistema;
c) Assegurada a qualidade das funcionalidades do sistema;
d) Verificado o nível de eficácia do sistema
e) Avaliada a sustentabilidade do sistema;
f) Validado o sistema
g) Estabelecidas as bases para a expansão do sistema para outras províncias
3. Grupo alvo
Escolas secundárias indicadas para a fase piloto do projecto de instalação do Sistema Electrónica de Gestão de Informação Académica, SEGI
4. Data de Realização e Local
01 de Março de 2013(sexta-feira) as 9h30min, na sala de reuniões, 1º andar, do MINED.