O Programa de ensino Secundário Geral à Distância - PESD é um programa promovido pelo Ministério de Educação de Moçambique implementado pelo Instituto de  Educação Aberta e à Distância - IEDA

Diferença básica entre PESD e Ensino presencial

Quem estuda no PESD não necessita, todos os dias, de ir á escola e nem precisa da  presença física do professor. Este é substituído por um recurso que se chama módulo.

O que é um módulo? É um manual com conteúdo de aprendizagem, organizado de forma a permitir que qualquer pessoa, desde que saiba ler, possa aprender sozinha.

OBJECTIVO

Proporcionar aos graduados da 7ª e os que queiram   frequentar a 8ª, 9ª e 10ª Classes oportunidades de escolha de modalidade de ensino para continuação dos seus estudos, promovendo assim o alargamento de acesso ao Ensino Secundário Geral e reduzindo as disparidades regionais de género em termos de acesso às oportunidades educativas do ensino secundário geral.

A QUEM SE DESTINA O PESD?

A qualquer cidadão graduado da 7ª e todo que queira frequentar 8ª, 9ª e 10ª Classe do Ensino Secundário Geral que esteja interessado em continuar os seus estudos.

Matrícula

A matrícula é feita na escola responsável pela implementação do PESD.    ​

Organização Didáctica do PESD

Os materiais auto-instrucionais (módulos) em uso no PESD estão estruturados de acordo com os programas do Ensino Secundário geral, obedecendo as respectivas disciplinas.

Estes materiais foram cuidadosamente planeados e desenvolvidos para facilitar a auto aprendizagem de acordo com os princípios de desenho instrucional.

O aluno recebe, para o estudo, os módulos das diversas disciplinas, observando a ordem crescente dos mesmos.

O PESD oferece-te materiais auto-instrucionais, quer no formato electrónico, quer no impresso.

No PESD a aprendizagem dos materiais é feita a ritmo próprio, contudo, deve ter em conta o calendário escolar.

Como estudar

Para iniciar o estudo basta dirigir-se ao Centro de Apoio a Aprendizagem do Aluno (CAA), onde se procede ao levantamento de materiais auto-instrucionais (Módulos) sob orientação de um Tutor. É no CAA onde , também, se realizam as avaliações.

COMO RECEBER APOIO

Caso tenha alguma dúvida ou algo por esclarecer, no CAA dispõe-se de  profissionais preparados para ajudar. Estes profissionais chamam-se Tutores.

 

Pode-se recorrer também a vizinhos ou a colegas do grupo de estudo para partilhar as experiências e eventualmente resolver problemas decorrentes do processo de auto-aprendizagem. O Telemóvel é um recurso importante que pode usar para interagir com o seu Tutor, Colegas e os demais para solicitar apoio pedagógico

Exame no fim do ciclo

No fim do ciclo de aprendizagem (8ª, 9ª e 10ª Classe) vai fazer o exame nacional com os outros alunos do presencial em igual circunstância. Caso faça o exame com sucesso ser-lhe-á passado, pela respectiva escola, um certificado de passagem. Este certificado é o mesmo que se passa para qualquer aluno do sistema nacional de educação.

Como é feita a avaliação dos alunos do PESD?

Existem três tipos de avaliações durante o processo de aprendizagem:

Auto-avaliação - conjunto de exercícios contidos no Modulo que o aluno realiza no fim de cada lição para medir o grau da sua compreensão;

Teste de Fim do Módulo (TFM) – teste realizado no CAA sob controle do Tutor;

Exame final – exame Nacional elaborado pelo MinEd para todos os alunos do ensino Secundário Geral.

 

 
​​