Johan Hendrikz faz visita de monitoria a Moçambique

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano através do Instituto Nacional de Educação Aberta (INED) desenvolve um projecto denominado NotesMaster, aprendizagem aberta via internet. Actualmente o projecto encontra-se na Fase I e é implementado em parceria com a Commonwealth of Learning, através do estabelecimento de Memorando de Entendimento entre o INED e a Commonwealth of Learning.

A luz deste projecto, nos dias 20, 21 e 22 de Junho, o Dr. Johan Hendrikz,  Consultor Senior da open Schooingl esteve em Moçambique, onde manteve encontros com as direcções do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (INED, DIPLAC e INDE) e direcções das escolas abrangidas pelo projecto NotesMaster  para discutir os progressos alcançados durante a  implementação da fase I, discutir  com detalhes o lançamento da fase 2 do Modelo da Escola Aberta em 15 escolas seleccionadas, visitar algumas escolas, discutir sobre estudo da Baseline e plano completo de Monitoria e Avaliaca para o lançamento da Fase 2 do projecto.

O Consultor Johan Henrikz visitou três das escolas abrangidas, nomeadamente: Escolas Secundarias de Lhanguene, Machava – Sede e de Manhiça, onde se inteirou sobre a dimensão real das mesmas e das condições materiais, particularmente, das salas de informática e do funcionamento da internet através do Wi-Fi. 

Durante a monitoria, chamou atenção ao visitante o facto de, em todos os países visitados como Malawi, Zâmbia e outros, o ensino presencial apresentar melhores resultados pedagógicos em relação ao ensino à distância. Segundo as constatações do consultor, em Moçambique acontece o inverso: o ensino à distância apresenta melhores resultados do que o presencial. O facto despoletou o interesse de aliar o apoio financeiro e material à área de investigação da qual o INDE foi convidado a fazer parte.

Actualmente, o projecto encontram-se na fase de produção e desenvolvimento de conteúdos instrucionais ou pedagógicos de alta qualidade para as disciplinas escolares sob a forma de  Recursos Educacionais Abertos (REA) a serem utilizados nas escolas convencionais e Escolas Abertas para jovens e adultos fora da escola, por meio da implementação de um projecto virado especificamente para formação de Desenhadores Curriculares e Desenvolvimento de Conteúdo (projecto NotesMaster), tendo sido produzidos já mais de 2 mil conteúdos.

Johan Hendrikz fez um balanço positivo da visita de monitoria, pois considera que o projecto está a caminhar como o planificado, por isso afirmou estar orgulhoso por Moçambique alcançado e ultrapassado as metas estabelecidas.