Olimpíada Nacional de Matemática 2018
Imagem da Notícia

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) organizou através da Direcção Nacional do Ensino Secundário (DINES), a 8ª edição da Olimpíada Nacional de Matemática. Este evento decorreu de 07 a 11 de Maio de 2018, no Distrito Municipal de Mocuba, Província da Zambézia e contou com a participação de 22 alunos representando 10 províncias do nosso país, com a excepção da Província de Maputo. Cada delegação provincial de estudantes participantes era acompanhada por um professor tutor e a eles se juntou um docente da Universidade Pedagógica – Delegação de Quelimane, um técnico da Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano da Zambézia, técnicos do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Mocuba e quatro técnicos da DINES.

Esta realização, de carácter nacional, visava entre outros objectivos:

·      Seleccionar os 04 alunos que vão participar nas Olimpíadas de Matemática da CPLP 2018;

·      Expor fundamentalmente, a importância da Matemática para o desenvolvimento das ciências através da resolução de problemas;

·      Promover o gosto pela Matemática e o reconhecimento de alunos talentosos;

·      Promover o intercâmbio entre alunos de diferentes províncias do país;

·      Ajudar os alunos a criar hábitos de trabalho colaborativo e independente, melhorando assim os conhecimentos científicos.


Alunos Premiados

·      Medalha de ouro: Albino Rafael Milambo Júnior, da Cidade de Maputo

·      Medalha de prata: Alexandra Germanovna Maidzhe, da Província da Zambézia

·      Medalha de bronze: Octávio Jaime Wilson Lepeque, da Província de Nampula;

·      Daute Ricardo Novela, da Província de Inhambane.

 

Estes quatro alunos vão representar Moçambique nas VIII Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrerão de 2 a 8 de Setembro de 2018 na Cidade de São Tomé, República Democrática de São Tomé e Príncipe.


De recordar que na participação dos alunos nas Olimpíadas de Matemática da CPLP, que decorreram no ano passado na Cidade do Porto em Portugal, a equipa moçambicana amealhou duas (2) Medalhas de Bronze através dos alunos Yunues Nazir Esep Amugi, da Escola Secundária de Mucoque, Província de Inhambane e Delson Augusto, da Escola Secundária Samora Machel de Chimoio, Província de Manica.


pict0001.png
            Foto Família da Olimpíada Nacional de Matemática edição 2018  

 


 PictureW1.pngPicture17.png 
     Alunos Vencedores juntos de alguns professores acompanhantes        Alunos vencedores da edição 2018