MINEDH divulga Estratégia de Género e capacita gestores

O Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) promove a divulgação da Estratégia de Género do sector da Educação e capacitação de 50 membros, entre  gestores e pontos focais distritais de Género, ao nível da Província e Cidade de Maputo, em matérias de Planificação e Orçamentação na Óptica de Género.

Com esta realização o MINEDH terá divulgado este documento e capacitado recursos humanos em matérias de género em 10 províncias, restando deste modo apenas a província de Cabo Delgado, onde a sua divulgação irá decorrer em Abril próximo. Neste seminário, os envolvidos irão desenhar os seus planos de acção para a sua implementação ao longo do presente ano lectivo.

A presente Estratégia que tem como lema: Da equidade e igualdade de genéro na Educação, rumo ao Desenvolvimento Humano Integral e Sustentável, visa promover a igualdade de direitos e oportunidades tanto para crianças, bem como para jovens e adultos de ambos os sexos no acesso à educação de qualidade e os seus benefícios, garantindo um desenvolvimento humano integral e sustentável com um horizonte para a transformação cultural, social e económica.

O MINEDH considera o desafio da retenção e inclusão da aluna e do aluno na escola como uma oportunidade de repensar e reorganizar políticas internas e estratégias educativas sobretudo, garantir condições indispensáveis para que possam manter-se na escola e aprenderem com qualidade em igualdade entre os géneros.

A Estratégia de Género do Sector da Educação e Desenvolvimento Humano 2016 - 2020 está inspirada numa visão humanística e pedagógica da educação e desenvolvimento humano, baseada no respeito pela dignidade humana, igualdade de direitos, justiça social, diversidade cultural, solidariedade, compartilhando responsabilidades, aprendizagem contínua para a vida e para um futuro desenvolvido e sustentável. Isto implica assegurar uma preparação de qualidade do potencial humano, sem nenhum tipo de discriminação por forma que a pessoa humana participe activa e conscientemente no seu desenvolvimento, no desenvolvimento da família e do país.