MANICA ACOLHE XIV FESTIVAL NACIONAL DE JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES
Imagem da Notícia

Cerca de Mil quatrocentos e trinta atletas de ambos os sexos, nas diversas modalidades desportivas, participam no XIV Festival Nacional de Jogos Desportivos Escolares, que terá lugar nos dias 9 a 18 de Agosto, na cidade de Chimoio e vila de Gondola, localizadas na província de Manica. Este número de atletas será acompanhado por 600 participantes entre técnicos, professores, pessoal de organização e dirigentes. O XIV festival decorre sob o lema “Desporto Escolar Conservando a Natureza” 

Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República vai dirigir a cerimónia de abertura do XIV Festival Nacional de Jogos Desportivos Escolares, no dia 9, e Sua Excia Carlos Agostinho do Rosário, Primeiro Ministro vai orientar a de enceramento  no dia 18 de Agosto. 

Neste festival estarão em competição as modalidades desportivas seguintes: andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ginástica, voleibol, xadrez e jogos tradicionais e atletismo para pessoas com deficiência visual. A título demonstrativo destacam-se, voleibol de “praia”, natação, futsal e voleibol sentado para pessoas com deficiência física e auditiva.

Durante este período dos Jogos Desportivos Escolares, os atletas irão igualmente participar numa série de actividades educativas, com destaque para palestras sobre Educação Ambiental, HIV-Sida, Saúde Sexual e Reprodutiva, e apresentação de manifestações culturais  de todas as províncias. 

Os Jogos Desportivos Escolares decorrem no intervalo de 2 a 2 anos, a realização deste festival na província de Manica, constitui o fecho do ciclo da sua rotatividade, pelo que o MINEDH considera de extrema importância a sua realização.

Os Jogos Desportivos Escolares constituem um espaço para a promoção e consolidação da Unidade Nacional, da massificação desportiva, do convívio, do conhecimento mútuo entre estudantes, professores, técnicos e quadros do sector a nível nacional.

Estes eventos revestem-se, ainda de grande importância por despertar talentos para alimentar o desporto nacional e as selecções nacionais de sub 16 (Jogos da CPLP) e sub 20 (Jogos da 5ª Região), bem como; mobilizar os estudantes para prática desportiva regular e sistemática contribuindo desta forma, para melhoria da saúde física e mental dos jovens.​