MINISTRA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO APELA À PROTECÇÃO E RETENÇÃO DA RAPARIGA NA ESCOLA
Imagem da Notícia

A Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano Conceita Sortane apelou à criação de mecanismos de protecção e retenção da rapariga, incluindo a que estiver no estado de gravidez na escola, mobilizando aos pais e encarregados de educação, incluindo toda a comunidade escolar para sensibilizar e apoiar as suas filhas e filhos para irem à escola aprender e concluir os seus níveis de ensino.

Sua Excelência fez este apelo durante o discurso proferido na Conferência Internacional Sobre a Educação da Rapariga, que teve lugar na Cidade de Maputo, nos dias 06 e 07 de Junho de 2019.

Salientou também que a rapariga desempenha um papel fundamental, não só no processo de ensino e aprendizagem, mas também na influência às mudanças, comportamentos e atitudes dos seus colegas, professores, gestores de escola e Conselhos de Escola.

Afirmou, igualmente, que o sector da Educação foca-se no consagrado na Constituição da República de Moçambique “Promove uma estratégia de Educação visando a unidade nacional, a erradicação do analfabetismo, o domínio da ciência e da técnica, bem como a formação moral e cívica dos cidadãos”.

ev (1).jpg  ev.jpg