DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA CARLOS AGOSTINHO DO ROSÁRIO, PRIMEIRO-MINISTRO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DO XIV FESTIVAL NACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES
Imagem da Notícia

Senhora Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano; 

Senhora Ministra da Juventude e Desportos; 

Senhor Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano; 

Senhor Presidente da Assembleia Provincial de Manica; 

Senhora Secretária Permanente da Província de Manica; 

Senhores Administradores dos Distritos da Província de Manica; 

Senhores Presidentes dos Municípios de Chimoio e Gondola; 

Senhores Membros do Corpo Diplomático; 

Senhores Presidentes das Federações Desportivas de Moçambique; 

Senhores Presidentes e Representantes do Movimento Associativo Desportivo; 

Digníssimos Professores; 

Caros Alunos; 

Minhas Senhoras e Meus Senhores, 

1. Em nome de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, a quem tenho a elevada honra de representar, saúdo a todos os presentes nesta Cerimónia de Encerramento do Décimo Quarto Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares que decorre sob o lema "Desporto Escolar, Conservando a Natureza." 

2. A toda população da Província de Manica e em especial os munícipes de Chimoio e Gondola vai igualmente a nossa saudação pela calorosa recepção e hospitalidade com que acolheram os participantes deste Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares. 

Caros Compatriotas, 

3. A Província de Manica, ao acolher o Décimo Quarto Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, encerra um ciclo de 21 anos da realização destes festivais. 

4. Assim, todas as províncias do nosso país já tiveram a oportunidade de acolher o Festival Desportivo Escolar.  

5. Ao longo destes 21 anos, testemunhamos com muita satisfação que os Festivais de Jogos Desportivos Escolares, são ocasiões únicas, em que os participantes demonstram o seu talento desportivo, partilham experiências e forjam novas amizades.  

6. Registamos com satisfação aqui em Manica a participação, pela primeira vez, nestes festivais, de atletas com deficiência visual e físico-motora nas modalidades de atletismo, futsal e voleibol. 

7. Por isso, podemos afirmar com convicção que, a realização destes festivais representa um momento de exaltação da Unidade Nacional. 

Caros estudantes, 

8. Este é o momento de despedida entre vós e entre todos os participantes que integram as delegações 11 

provenientes de todo país. 

9. Como dissemos em ocasiões anteriores, neste tipo de evento não há ganhadores nem perdedores. 

10. Ganha sempre o desporto e o Povo Moçambicano. 12 

11. Assim, neste Décimo Quarto Festival dos Jogos Desportivos Escolares saímos todos a ganhar! 

12. Ganhamos todos nós porque, para além da prática desportiva, tivemos oportunidade de conviver, aprender e aumentar o conhecimento sobre a história do nosso país, bem como sobre a importância da protecção e preservação do meio ambiente. 

13. Esperamos que tenham tirado o máximo proveito das lições aprendidas. 

14. De regresso as vossas zonas de origem, procurem partilhar os conhecimentos adquiridos sobre a necessidade da valorização de locais históricos, turísticos e sócio-culturais. 

15. Divulguem e implementem também o que aprenderam sobre a conservação do ecossistema e biodiversidade. 15 

16. Ao fazerem isso, estarão a contribuir para reduzir os riscos de ocorrência das calamidades naturais que, ciclicamente, assolam o nosso país, bem como combater a caça furtiva e o tráfico ilegal da flora e fauna bravia. 

Caros Compatriotas, 

17. Durante a presente edição do Festival de Jogos Escolares revelaram-se muitos novos talentos em diferentes modalidades desportivas, o que nos faz acreditar que o futuro do nosso desporto é promissor. 

18. Os Clubes e as Federações desportivas são, deste modo, desafiados a enquadrar e valorizar os talentos que despontaram deste viveiro, proporcionando-lhes oportunidades para a sua inserção no desporto de alta competição. 

19. Tal como recomendou Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, na cerimónia de abertura deste festival, temos que elaborar e implementar um plano de acção capaz de desenvolver o desporto e produzir resultados, tendo sempre em atenção, que algumas modalidades se consolidam com resultados em cada etapa que competimos. 

20. Só assim, é que podemos melhor valorizar os nossos atletas nas diferentes selecções e, deste modo, elevar a bandeira nacional nos diferentes eventos desportivos internacionais. 

21. Encorajamos, por isso, aos estudantes a continuarem a conciliar os estudos com a prática do desporto, quer na escola assim como nos seus locais de residência. 

Caros Munícipes de Chimoio e Gondola, 

22. Com a realização do presente Festival Desportivo Escolar, a província de Manica passou a beneficiar de mais infra-estruturas desportivas construídas e reabilitadas. 

23. Exortamos a todos munícipes de Chimoio e Gondola a saberem valorizar e preservar estas infra-estruturas, fazendo bom uso e manutenção das mesmas. 

Caros participantes, 

24. Em nome do Governo da República de Moçambique, apresentamos os nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para tornar possível a realização desta festa desportiva escolar. 

25. Endereçamos uma palavra de apreço aos professores de educação física e outros intervenientes, pelo empenho e dedicação demonstrados desde a pré-selecção dos atletas ao nível da escola até à fase final do presente Festival que hoje encerra. 

26. Agradecemos o apoio dos parceiros e patrocinadores que se juntaram aos esforços do Governo para a realização, com sucesso, deste evento desportivo escolar. 

27. Os nossos agradecimentos são extensivos aos líderes comunitários, religiosos, as Forças de Defesa e Segurança, pessoal de saúde, coreógrafos, árbitros, cronometristas, motoristas, cozinheiros, serventes e todos aqueles que de forma directa ou indirecta contribuíram para o sucesso do Décimo Quarto Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares. 

28. Agradecemos igualmente, às empresas e aos parceiros nacionais e estrangeiros pelo apoio financeiro e material, o que contribuiu para a realização, com sucesso, deste Festival Desportivo Escolar. 

Caros participantes, 

29. Neste derradeiro momento do Festival, felicitamos a todos os atletas que participaram nesta fase final dos Jogos Escolares, assim como aqueles que estiveram envolvidos nas fases anteriores a nível das localidades, distritos e capitais provinciais. 

30. Tomamos esta ocasião para endereçar uma palavra de apreço à delegação da província de Manica por ter obtido maior número de Troféus. 

31. Parabéns Província de Manica! 

32. Parabéns a todos pelo espirito desportivo, tanto dos atletas como do corpo técnico das equipas, por terem sabido competir em todas as modalidades imbuídos por valores de honestidade, solidariedade e sobretudo pela justiça desportiva ou melhor Fair Play. 

33. Felicitamos igualmente, aos profissionais dos diferentes órgãos de comunicação social por terem assegurado a transmissão dos vários momentos deste festival, através da televisão, rádio e outros meios de informação. 

34. Os Moçambicanos acompanharam e vibraram com as emoções vividas, de campo em campo, pelos nossos atletas, nas diferentes modalidades desportivas que integravam este festival. 

35. Reiteramos as nossas felicitações ao Governo da Província de Manica pelo seu empenho na criação de condições para a realização, com sucesso, deste Festival Desportivo Escolar. 

36. A população da província de Manica ao afluir em massa aos 

campos de jogos com seu entusiasmo, vibração, alegria e disciplina, transformou este evento desportivo num momento ímpar de festa desportiva, de reforço da Unidade Nacional e confraternização entre os moçambicanos. 

Parabéns Munícipes de Chimoio e Gondola! 

Parabéns População da Província de Manica! 

Parabéns Governo da Província de Manica! 

Caros Compatriotas, 

37. Tem sido pratica no encerramento do festival anunciar o local e data para próxima edição dos jogos desportivos escolares. 

38. No entanto, uma vez chegado o fim de um ciclo dos Festivais desportivos escolares, em que todas as províncias acolheram estes eventos, julgamos que é momento para reflectirmos sobre o figurino, organização e periodicidade da realização dos jogos desportivos escolares. 

39. Será na base dos elementos desta reflexão que iremos, oportunamente, anunciar a província que irá acolher a próxima edição dos jogos desportivos escolares. 

40. A terminar, desejamos a todas delegações um bom regresso às vossas casas e ao convívio das vossas famílias. 

41. Com estas palavras, em nome de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, declaro solenemente encerrada a Décima Quarta Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares – Manica 2019. 


Assante Sana 

No Utamalelani 

Kochukuro 

Tatenda 40 


Nzikomo Kwa Mbiri 

Guibonguile 

Inkomo 

Nakensa 

Khanimambo 

MUITO OBRIGADO!