MINEDH FAZ A REFLEXÃO A SOBRE O PROGRAMA DO ENSINO SECUNDÁRIO À DISTÂNCIA (PESD), NO CONTEXTO DA LEI DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Imagem da Notícia

O Secretário Permanente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), José Seiuane Junior disse durante o discurso de abertura do Workshop de reflexão sobre os factores de Sucesso na implementação do Programa do Ensino Secundário à Distância (PESD), que decorre no distrito de Boane, de 26 a 29 de Agosto, que “deve-se avaliar a operacionalização do PESD como um todo, para melhor análise dos factores de sucesso e os desafios que se impõem no contexto da implementação da Lei nº 18/2018, de 28 de Dezembro, lei do Sistema Nacional de Educação”. 

Actualmente, o MINEDH desenvolve dois programas na modalidade de Educação à Distância, nomeadamente: o curso Médio de Formação de Professores em Exercício e o PESD.

Dando seguimento, salientou que o MINEDH lançou em 2004, em regime de Piloto o PESD em cinco escolas, de cinco distritos na Província de Nampula (Moma, Eráti, Meconta, Rapale e Mecuburi), e em 2008 expandiu para todas províncias, com o propósito de responder à crescente procura de vagas no Ensino Secundário Geral.

Para terminar, convidou os participantes a partilharem as boas práticas de tutorias e de gestão dos Centros de Apoio e Aprendizagem no país, razão de sucesso do Aproveitamento Pedagógico nos exames nacionais, de que todos nós nos orgulhamos.