Inharrime acolhe as cerimónias Centrais do Dia Internacional de Alfabelização

O Secretário Pernamente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, José Seuiane Júnior, dirige no dia 8 de Setembro, as Cerimónias Centrais, do Dia Internacional de Alfabetização, na Província de Inhambane, Distrito de Inharrime, no Núcleo Pedagógico de Base de Macupulane. Trata-se de 53.ª vez que o Mundo comemora esta data e, no presente ano, decorrem sob o lema “Alfabetização e Multilinguismo”. 

Nas restantes províncias, as cerimónias serão dirigidas pelos respectivos Governadores.

Com objectivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial com relação ao desenvolvimento, a ONU declarou, o 8 de Setembro, como dia Internacional de Alfabetização. 

Decorrem desde dia 1, em torno do lema, diversas actividades, com destaque para seminários, palestras, mesas redondas, debates radiofónicos, movimentos culturais, desportivas, feiras de saúde e gastronómicas, entre outras. 

A comemoração desta data, no nosso país, é vista como um factor impulsionador dos jovens e adultos para uma participação activa e efectiva nos programas de Alfabetização e Educação de Adultos.