Matutuine acolhe celebração do Dia Internacional da Língua Materna

Celebra-se a 21 de Fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna. A  celebração desta data decorre sob o lema, Línguas compartilhadas e transfronteiriças.  As cerimónias centrais terão lugar na província de Maputo, Distrito da Matutuine na Escola Primária Completa de Mudada com início as 09horas. Paralelamente a estas cerimónias, todas as províncias, irão celebrar o Dia. O principal o objectivo da data é valorizar e promover a diversidade linguística, cultural e o plurilinguista nas nações.

No contexto da Educação, a celebração desta data é uma oportunidade para a divulgação do Ensino Bilingue, uma modalidade no Ensino Primário, previsto na Lei 18/2018 de 28 de Dezembro – a Lei do  Sistema Nacional de Educação, e que usa para o ensino total de 19 línguas moçambicanas.

No nosso país, a celebração do Dia Internacional da Língua Materna deve por isso despertar cada vez mais os diferentes actores sociais na importância de promover e investir na educação e em programas que valorizem as línguas moçambicanas, concorrendo para o acesso à Educação para todos, ao conhecimento técnico e científico, a informação, ao exercício da cidadania, a participação política sem que a barreira linguística constituía factor de exclusão.

Salientar que Moçambique, é um país multicultural e multilingue com mais de 23 línguas moçambicanas, incluindo as de sinais. A maioria da população moçambicana, têm as línguas moçambicanas como língua materna e principal meio de comunicação, sobretudo nas zonas rurais, onde a língua portuguesa, língua oficial, é apenas dominada por cerca de 10.8% da população conforme o INE, 2010, facto que concorre para a exclusão no acesso a educação, a informação e a vários serviços sociais por parte de cidadãos moçambicanos.

Esta data foi instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em memória a um grupo de estudantes Bengaleses mortos na cidade de Daca quando protestavam em defesa da sua língua materna.​