Ministro da Educação e desenvolvimento Humano
 LUÍS JORGE MANUEL ANTÓNIO FERRÃO
 (Jorge Ferrão)
Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano

Luís Jorge Manuel António Ferrão é Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano desde 19 de Janeiro de 2015.
Jorge Ferrão nasceu a 23 de Dezembro de 1962 na localidade de Iapala, distrito de Ribaué, Província de Nampula. É filho de Gonçalo António Ferrão, enfermeiro e de Rabeca Teodoro Ferrão, Enfermeira parteira, ambos falecidos.
Iniciou os seus estudos na Escola Primária de Malvernia. Concluiu no Colégio Santa Maria em Malema, o 1º ciclo em 1974, e concluiu o Ensino Secundário, equivalente ao 2º ciclo, no Liceu Gago Coutinho, em Nampula, em 1977. 

Em 1978 fez em Maputo a formação de professores de História e Geografia.
Continuando com os seus estudos, ingressou no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), onde licenciou-se em Relações Internacionais e Diplomacia, em 1989. Em 1997 concluiu o Mestrado em Políticas Públicas Regionais na Universidade do Zimbabwe em parceria com a Southern Africa Regional Institute for Policy Studies, an Associate Institute of the Universities of Forth Hare, South Africa and University of Zimbabwe, Harare. 

Em 2002 terminou o Doutoramento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil. “A Convenção da Diversidade Biológica (CBD) - A Implementação da CBD e a Gestão dos Recursos Naturais (CBNRM) na África Austral. O caso do Zimbabwe, da Zâmbia e de Moçambique”. Em 1999, obteve uma qualificação em Pós-Graduação em Estudos sobre Organização Mundial do Comércio e as Cláusulas Ambientais, pela Universidade de São Paulo- Brasil. 
Nesse interregno, terminou a Pós- Graduação em Sociologia Rural pela Universidade II de Montpellier, França.

Ao longo da sua carreira assumiu diversas funções e cargos de Direcção. De 1980 a 1985 trabalhou como Professor nas Escolas Secundárias de Lifidze, Angónia em Tete e Nampula e depois ingressou no Instituto de Comunicação Social como jornalista assumindo o cargo de produtor e realizador do Canal Zero de 1985 a 1987. 
De 1987 a 1991, é nomeado Director do Gabinete de Estudos e projectos do sector de informação e cultura da SADC, Maputo, assumindo mais tarde o cargo de Coordenador Regional da Southern Africa Communication for Development no Zimbabwe. Uma coligação de produtores independentes de cinema e vídeo que integram 7 países da África Austral (SACOD).
De 2003 a 2005, Jorge Ferrão foi coordenador regional do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo. De 2006 a 2007, foi Conselheiro do Ministro do Turismo para as questões relacionadas com as áreas protegidas e sua privatização.
Como docente leccionou no curso de Mestrado cadeira de Gestão de ecossistemas, na Universidade Eduardo Mondlane e no Mweka African College of Wildlife Management – Mweka College, na Tanzânia, entre 2005 e 2008 até assumir a missão de dirigir os destinos da Universidade Lúrio, como Reitor, entre 2007 a 2014, na Província de Nampula, cargo que ocupava até a data da sua nomeação como Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano.
De 2009-2014, Jorge Ferrão participou em vários Conselhos de Administração, em comissões de serviço, em representações temporárias ou permanentes, em órgãos regionais ou internacionais como, Southern Africa Regional Universities Association - “ SARUA”, Associação das Universidades dos Países de Língua Portuguesa (AULP), FDC, BioFund.

Jorge Ferrão fala Português e comunica-se em Inglês, Francês e Espanhol.
Jorge Ferrão é casado e é pai de quatro filhos.




Contactos:
Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Av. 24 de Julho, nº 167
Telefone: 21490998
Fax: 21490979
Email: Jorge.ferrao@mined.gov.mz




















 

 

Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano - Arlindo Ngunga​

​​